top of page

Para além de mãe e filho

  • marketesindica
  • 31 de jan. de 2024
  • 3 min de leitura

Uma história de vida que transbordou para fora das paredes de um lar, de mãe e filho, e ganhou o mundo das artes, conquistando a atenção das mentes mais sensíveis. Bruno, siga na sua trajetória de luta, sensibilidade e sucesso.


ree


CONFIRAM O RELEASE:


Documentário cearense ganha dois prêmios no festival de cinema de Natal; público e crítica aclamam como melhor filme


O documentário cearense “Tereza e Bruno”, que narra a saga de um filho para cuidar da mãe vítima de AVC, ganhou dois prêmios no festival de cinema de Natal, ocorrido nos últimos dias 24, 25 e 26 de janeiro. A produção foi eleita “melhor filme” tanto pelo público quanto pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte (ACCIRN).


O Prêmio da Crítica, explica a ACCIRN, é concedido a obras que “investem em novas linguagens e impulsionam o trabalho das novas gerações”. Neste ano, apenas duas foram agraciadas. Ao todo, 20 filmes formaram as duas mostras do festival, uma só com obras norte-rio-grandenses (Cine Verão Poti) e outra com trabalhos de oito estados e Distrito Federal, sendo quatro do Nordeste (Cine Verão Brasil).


“Tereza e Bruno” era o único representante cearense na disputa. “Vencer por escolha do público e da crítica especializada acho que diz muito sobre como o filme tem sido recebido por onde passa. As pessoas se identificam e se emocionam porque a história é muito visceral. É a vida real acontecendo ali, na tela. A gente fica feliz porque, afinal, cinema é pra isso mesmo: pra ser visto por gente”, afirma a diretora do documentário, Rosane Gurgel.


A cineasta lembra o contexto adverso no qual aconteceram as gravações. “Esse trabalho foi feito em meio à pandemia de coronavírus e exigiu de toda a equipe um cuidado especial com a dona Tereza, porque ela tinha 92 anos na época e condição dela, de paciente crônica e acamada, inspirava mais atenção mesmo. Foram dois dias de trabalho em 2020, numa época em que sequer havia vacina. A confiança que a família teve na gente foi fundamental pra tudo dar certo.”


As entrevistas e imagens foram feitas na casa de Tereza e Bruno, no bairro João XXIII, periferia de Fortaleza. Desde o lançamento do filme, em novembro de 2022, a produção acumula oito prêmios, sendo dois de festivais internacionais. “Apesar de ter como pano de fundo uma história de dor, porque cuidar de uma pessoa sequelada de AVC é muito doloroso, o documentário não se resume a isso. Acho que a grande sacada é essa: mostrar que o amor é maior do que qualquer desafio sem romantizar a condição da minha mãe. O resultado ficou sensível e forte”, avalia Bruno de Castro.


Criado em 2018, o Cine Verão foi este ano chegou à quinta edição, consolidando-se como importante espaço de promoção da cultura cinematográfica potiguar e brasileira. Os três dias de programação foram abertos ao público em Ponta Negra, principal cartão postal natalense. Além da exibição dos filmes, o festival teve fóruns, debates e workshops. Tudo gratuito.


PRÊMIOS JÁ CONQUISTADOS POR “TEREZA E BRUNO”

Melhor Trilha Sonora - OFF Pocket (2022)

Melhor Documentário - Cinephiles Choice Awards (2022)

Melhor Filme - 6ª Mostra de Cinema de Fama (2023)

Menção Honrosa - Bee Film Festival (2023)

Melhor Roteiro - Festival Internacional de Cinema - CineMaz (2023)

Melhor Curta Documentário - International Independent Film Awards (2023)

Melhor Filme - Cine Verão Brasil (2024)

Prêmio da Crítica - Cine Verão Brasil (2024)


FICHA TÉCNICA

Direção e roteiro: Rosane Gurgel

Produção: Danielle Falcão e Rosane Gurgel

Fotografia: Helton Vilar

Edição e montagem: Helton Vilar

Trilha sonora original: Jean Nands

Som: Fábio Xavier

Ano: 2022

Personagens: Tereza Brito, Bruno de Castro e Socorro Dantas

Produção Audiovisual: Comunik Filmes

Identidade visual: Thaíla Cavalcante

--


bruno de castro l jornalista.

aluno do doutorado em comunicação.

mestre em antropologia.

escritor finalista do prêmio jabuti.


comunicólogo.

(85) 9.9680.9110 (VIVO) - Ligações e Whatsapp.

 
 
 

Comments


© 2023 por Mara Crisc. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page