top of page

Fortaleza celebra a Arte Armorial

  • marketesindica
  • 20 de mai.
  • 2 min de leitura
Quinteto da Paraíba, referência na difusão da música armorial
Quinteto da Paraíba, referência na difusão da música armorial

Fortaleza será palco de dois eventos que celebram a força e a atualidade do Movimento Armorial, idealizado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna (1927–2014): os Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial, no dia 23 de maio, e a última apresentação dos Encontros Petrobras de Música Armorial, no dia 31. Ambas as ações são gratuitas e abertas ao público.

 

Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial – 23 de maio, às 9h30

Espaço Cultural Unifor – Núcleo Diálogos no 2o andar da Reitoria.


A programação tem início com uma mesa-redonda que propõe reflexões sobre as raízes e influências do movimento.


Com o tema "Influências ibéricas na Arte Armorial", o encontro será mediado pelo pesquisador e escritor Carlos Newton Jr., e contará com a participação dos músicos e estudiosos Xisto Medeiros e Francisco Andrade.


O debate, a ser realizado no Espaço Cultural Unifor - Núcleo Diálogos propõe uma escuta atenta às heranças culturais que atravessam a estética armorial, ampliando o entendimento sobre sua riqueza simbólica e sonora.


Encontros Petrobras de Música Armorial – 31 de maio, às 19h

Teatro Celina Queiroz – UNIFOR


O encerramento da programação será marcado por um espetáculo inédito que reúne o   consagrado Quinteto da Paraíba, referência na difusão da música armorial, e o inovador Duo Sertão, formado por Léo Meira e Xisto Medeiros, professores da Universidade Federal da Paraíba. Em um repertório que transita entre baião, ciranda, frevo, choro e maracatu, o concerto promete uma experiência musical de rara beleza, reafirmando a vitalidade do Movimento Armorial nas expressões contemporâneas.


Com patrocínio oficial da Petrobras e realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Encontros Petrobras de Música Armorial e os Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial integram o conjunto de ações em homenagem aos 55 anos do Movimento Armorial, ao lado da exposição Armorial 50, em cartaz no Espaço Cultural UNIFOR até 29 de junho de 2025.

 

Criado em 1970, o Movimento Armorial propõe uma arte erudita genuinamente brasileira, nascida da união entre os elementos da cultura popular nordestina e as tradições clássicas europeias.


Em sua nova temporada no Nordeste, os eventos encerram-se em Fortaleza com uma programação gratuita, que convida o público a mergulhar na profundidade e beleza dessa expressão artística singular.


A curadoria e coordenação geral são de Regina Rosa de Godoy, idealizadora da mostra Movimento Armorial 50 anos.





 

 

 

 
 
 

Comments


© 2023 por Mara Crisc. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page