Cartas - Histórias, Lembranças, Memórias
- marketesindica
- 1 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Andorra é um antigo país europeu, cujas origens remontam a tempos quase milenares. Sexta menor nação do continente, com 468 quilômetros quadrados, tinha uma população de 77.281 habitantes, segundo o censo de 2014.
A nação, cuja capital é Andorra-a-Velha, tem o nome oficial de Principado de Andorra ou Principado dos Vales de Andorra, sendo o único país do mundo em que o catalão é a língua oficial.
Porém, o espanhol, o francês e o português também são idiomas muito praticados, em função da imigração e do turismo.
Andorra é uma diarquia liderada por dois copríncipes: o arcebispo católico de Urgel (cidade espanhola cujo bispado foi criado no século V), atualmente Joan Enric Vives I Sicilia; e o presidente da República Francesa, atualmente Emmanuel Macron.
O país, onde predomina o clima temperado, é dividido politicamente em sete regiões: Canillo, Encamp, Andorra-a-Velha, Ordino, Saint Julia de Lòria, Escaldes-Engordang e La Massana.
Essa última possui uma área de 61 quilômetros quadrados e uma população de 10.076 habitantes, com uma densidade populacional de 1.698 habitantes por quilômetro quadrado, também conforme dados de 2014.
La Massana é uma região acidentada, com muitas montanhas, entre as quais se encontra Coma Pedrosa, a mais alta do país, com 2.942m.
Possuo no meu acervo um raro postal de Andorra, que me foi enviado pelo correspondente português Antônio da Silva Oliveira em carta procedente de Coimbra, datada de maio de 1990 (o dia exato se encontra ilegível no carimbo dos Correios de Portugal).
Nessa carta, juntamente com um postal espanhol, da cidade de Badajoz, Antônio me encaminhou um postal andorrano, impresso na Espanha com o brasão da pequena nação encravada na cadeia montanhosa dos Pirineus, onde são mostrados diversos pequenos túneis cortados entre as formações das montanhas de La Massana.
Ei-lo aqui apresentado, ocasião em que o compartilho esta rara lembrança com vocês.
Uma outra curiosidade acerca de Andorra - que descobri até investigando aleatoriamente, já há algum tempo - é que, abaixo do escudo de armas do país e na sua bandeira nacional, está inscrito o lema "Virtus Unita Fortior" (escrito em latim, cuja tradução portuguesa é "Virtude Unida é mais Forte").
Por coincidência, "Virtus Unita Fortior" é também o lema da nossa Universidade Federal do Ceará (UFC), presente no brasão da instituição, fundada em 1953. Não é curioso?
Por Gilson Barbosa, jornalista e advogado
Comments